domingo, 16 de dezembro de 2012

AUDAX 200 - LAPA

Partilhar


Eita nóis!!! No sabadão completei o meu segundo AUDAX 200KM. Junto comigo estava o parceiro Jairo que até então não havia participado de nenhuma prova nessa modalidade. Essa prova foi organizada pelo RANDONNEURS LAPA, na pessoa do Rodyer F. da Cruz. 

Confesso que quando vi como seria a organização fiquei um pouco desconfiado, afinal nesse AUDAX não existem PCs com pessoas da organização onde o passaporte é carimbado, bem como reabastecimento de alimentação e hidratação.

Os PCs são determinados comércios onde você deve adquirir algo, geralmente para comer e comprova que passou ali através da nota fiscal. Por conta disso não é cobrado inscrição, apenas o valor de R$10,00 referentes á despesa com homologação e R$25,00 pela medalha caso queira.

Mas o fato é que a coisa funciona perfeitamente bem. Não houve nenhum problema. Ao final do percurso apresentamos as notas, o que foi imediatamente conferido pelo organizador.

O trajeto deste AUDAX na questão de dificuldade foi bem maior do que o de Porto Alegre, pois aqui foi um sobe e desce danado, inclusive com direito a subida da Serra de São Luiz do Purunã.

Saímos da Lapa ás 06:30h em direção á BR277 através da cidade de Porto Amazonas, num trajeto com estrada perfeita e lindo visual. Eu e Jairo combinamos que iríamos dosar bastante o pedal, com o intuito de chegarmos bem fisicamente ao final. Assim teríamos um termômetro para o AUDAX 300. Por isso mesmo, pedalamos praticamente o tempo todo sozinhos.

Depois que chegamos á BR277 pegamos sentido Curitiba e como sempre a descida da serra de São Luiz do Purunã, foi adrenalina pura. Na sequencia pegamos no sentido Balsa 
Nova onde uma surpresa aguardava o Jairão.

Na entrada de Balsa Nova ouço um estouro e olho para ver que era. Vi o Jairo se segurando todo para não cair da bike, o pneu da frente simplesmente estava fora do aro. A sorte é que ele não estava muito rápido e logo parou. Na hora pensei: putz, estourou o pneu e vou ter que continuar sozinho. Estou f........Na verdade havia estourado a câmara de ar e o pneu saiu da roda por ser de kevlar.

Foi único problema mecânico de todo o AUDAX. Depois de uns 20 minutos a bike estava pronta para continuar. Naquele momento estávamos na metade do AUDAX com 100 km percorridos. Após comermos um misto quente no PC3 era momento de continuar até Campo Largo e se preparar para subir a serra. 

Fomos na paciência e quando nos demos conta, a serra havia ficado e paramos no pedágio para aquele cafezão. Até esse momento o sol não havia aparecido e um tempão de chuva se armou e não deu outra, com 150km percorridos uma chuva forte gelada nos pegou. Quando as carretas passavam por nós, era aquele spray de água. Pedalamos nessas condições por pelo menos uns 30 minutos, depois a chuva passou e o tempo ficou apenas nublado.

Com 180 km percorridos senti um pouco de cansaço, mas logo passou e fiquei bem novamente. Nesta altura eu e Jairo estávamos muito felizes, afinal o fim estava próximo. Mais algumas pedaladas e chegamos a histórica cidade da Lapa.

Foram 205,6 km percorridos em 9h20min, com média de 22,0 km/h. No tempo corrido fizemos em 11h45min. Foi muito bom ter participado deste Audax, pois pude ter a exata noção de como será minha estratégia para os 300.

Vale lembrar que neste AUDAX conhecemos algumas feras do ciclismo de longa distância, como o Rodyer (fez Paris-Brest-Paris -1200km, Giro do Chimarrão 1000km), Bruno (foi de Curitiba ao Alaska em cinco meses) e João Saboia (Curitiba – Ushuaia, Paris-Brest-Paris – 1200km dentre outras).Lá encontramos também o Tiago, que participou do AUDAX em Porto Alegre. Concluímos mais um AUDAX. Agora é só esperar o 300. Abraços galera.



galera esperando a largada...





Trajeto entre a Lapa e a BR277 via Porto Amazonas









Recanto dos Papagaios...



entroncamento entre a BR376 e BR277


Chegada em Balsa Nova...

estrago puro...

simplesmente estourou....

seguraaa Jairão...
NATUREZA






finalmente subimos a serra....

café....

a chuva foi inevitável.....
EMPACOTANDO AS COISAS PARA ENFRENTAR A CHUVA...


uhuuuuuu Lapa pra que te quero.....






sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

CONFRATERNIZAÇÃO DA EQUIPE JACARÉ DE CONGA

Partilhar

Ontem foi a confraternização com a EQUIPE DE AVENTURAS JACARÉ DE CONGA (http://jacaredeconga.blogspot.com.br/) e posso dizer que foi sensacional, um show. Não há palavras para descrever o quanto é bom estar entre os amigos desta equipe. O evento foi realizado na casa do nosso presidente Claudio Guras e reuniu 57 pessoas. 

Antes da revelação do amigo secreto, assistimos a um lindo vídeo elaborado pela Claudia Guras, com algumas fotos do ano de 2012. Depois foi a vez de saborear o churrasco e por fim a revelação do amigo secreto. Animação total da galera. Esta equipe, como sempre afirmamos, é uma família. 

A querida amiga Adriana foi quem me tirou. Eu fiquei extremamente feliz com o meu presente, não poderia ser melhor. No último dia 09 ela esteve em Belo Horizonte onde participou da Prova Volta da Pampulha e nas suas andanças por Ouro Preto comprou o meu presente, a escultura de uma bike, feita em pedra sabão, uma verdadeira obra de arte e que ficará em minha mesa no escritório. Valeu Adriana, acertou na mosca.
É isso aí pessoal, foi uma noite especial!  Abaixo vídeos e fotos.


Todos de olho na telinha para assistir ao vídeo feito pela Claudia..


Amigos..

Mulherada....

Amigos....



Amoreco...e no detalhe os papagaios de pirata...kkkk

Revelação do amigo secreto...

Galera.....57 pessoas



Meu presente...





quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

VOCÊ SABE QUEM INVENTOU A BICICLETA?

Partilhar

Magrela, bike, judith, bici ou bicicleta, enfim não importa o nome, o que importa é que somos apaixonados por ela. Mas você já parou para pensar quem inventou a bicicleta? O primeiro esboço de uma bicicleta que temos conhecimento foi feito por Leonardo da Vinci em torno do ano de 1490. O cara foi mesmo um gênio! De lá pra cá, vários foram os projetos para chegar no que é a bike hoje, porém o número um foi dele. Valeu da Vinci, lhe devemos muito! Abaixo um desenho do esboço de Leonardo da Vinci.




AQUI O PROJETO EM MADEIRA

sábado, 8 de dezembro de 2012

TREINO PARA AUDAX 300 - SERRA BR 277

Partilhar
Hoje foi dia de treino para o AUDAX, tanto para o 300 (março/13) quanto para o 200, considerando que iremos fazer o AUDAX 200 na Lapa dia 15/12. Eu, Emerson e Jairo descemos até o pedágio no final da serra e voltamos. No total foram pouco mais de 102km, com exceção do Jairo que passou dos 110km por ter vindo pedalando até o local de saída no centro de Sanjo desde a casa dele. O Emerson estava um pouco apreensivo, pois nunca havia subido a serra da 277, no entanto imprimiu um bom ritmo e tirou de letra. Eu e Jairão já estamos acostumados a subir aquela danada, porém é sempre um desafio. Galera valeu pela excelente companhia neste sabadão! Abraços.
  
O objetivo da nossa turma (Eu, Alexandre, Luciano, Sandro, e Jairo) é concluir toda a série AUDAX (200km – 300km – 400km – 600km). Estamos determinados e focados nesse objetivo. Mas o grande barato será quando chegar a hora de encarar os 600km de pedalada numa tacada só, não podendo ultrapassar o tempo máximo de 40 horas continuas. O preparo psicológico e físico deverão estar 100%. Os 200km já foram (Porto Alegre). Agora vamos partir para os 300km em SP.



Tomando suco de milho ... só assim pra subir a serra..