domingo, 23 de outubro de 2011

LEMBRANÇAS

Partilhar


Esse mês eu completei 32 anos de idade. Foi um dia de reflexão e dentre essas, fiquei alguns minutos a me recordar de uma das melhores fases de minha vida. Isso não quer dizer que atualmente não esteja satisfeito, porém acho que todos nós, temos nossas fases. Entre 1993 e 1997 (adolescência) participei de várias competições amadoras na modalidade mountain bike. Para isso, treinava forte todos os dias. Nessa época, eu ainda residia em Guaíra e tínhamos uma equipe dedicada, que sempre faturava nas competições amadoras por Cascavel, Maringá, Londrina e Umuarama. Na minha categoria, a equipe tinha entre 5 e 8 bikers. Havia também os bikers das categorias com idade mais avançada. Formávamos uma verdadeira família, principalmente entre eu os amigos da mesma idade. Época de poucas responsabilidades. Vou relatar duas curiosidades desse tempo bom. Numa determinada competição realizada pela TV Tarobá de Cascavel, eu e outro atleta logo nos distanciamos do resto do grupo.  Durante todo o percurso, fizemos o sistema de revezamento. Ou seja, a decisão da prova ficou mesmo para o sprint final. Infelizmente não dei sorte e meu adversário venceu por uma roda. O detalhe interessante dessa história  é que esse meu adversário, anos depois se revelou um atleta de ponta, porém na modalidade speed. Foi campeão da Copa América por quatro vezes e foi vencedor ainda por duas ocasiões da Prova 9 de julho, dentre outras competições importantes. O nome da figura é Nilceu Aparecido do Santos, o the flash. http://pt.wikipedia.org/wiki/Nilceu_Aparecido_dos_Santos.
A segunda curiosidade dessa época, é que durante os nossos treinos um dos membros de nossa equipe, observou que sempre passávamos por uma moça desconhecida que pedalava uma bike comum e sem marchas, porém enfrentava com garra as subidas do percurso. Ficamos sabendo que ela pedalava da casa ao trabalho todos os dias. Diante disso, certa vez ele a abordou e fez o convite para que ela participasse de algumas provas. Resultado: ela aceitou e se destacou, ganhou inúmeras provas no Paraná. Por conta disso foi contratada por uma equipe italiana. Seu nome é Rosane Kirch e quem quiser saber mais sobre ela, pode  acessar o link: http://ciclismobr.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=249:biografia&catid=39:artigos-relacionados&Itemid=432,  onde inclusive ela conta essa historia. Bom, para finalizar o post, abaixo algumas fotos daquela época.


Prova em Cascavel onde fiquei em segundo lugar e Nilceu Aparecido dos Santos em primeiro lugar.




Sou o primeiro da direita. Nossa turma em Cascavel.

Sou o número 02 e estou pedindo para esperar um pouco, estava ajustando pedaleira..é faz tempo.


1993 - Minha primeira prova amadora de MTB em Guaíra - 1993. Exatamente nesse dia, nasceu de fato minha paixão pelo mountain bike.
  
Prova em Guaíra - 40km - 1994



Parte da equipe exibindo as premiações



1995 - Depois de um pedal de 140km entre a cidade de Sete Quedas no Mato Grosso do Sul até Guaíra no Paraná. Naquela época ainda não havia a ponte para atravessar o rio Paraná (3,5km de uma margem á outra) que divide os dois estados. Ao fundo apenas uma parte da ponte que demorou anos para ficar pronta, bem como o ferry boat que estava prestes á chegar para a travessia.
Sr. Manoel, eu e Marco.
Atualmente existe essa ponte (Ayrton Senna). Porém esses tempos tentei passar de bike e fui impedido por um agente da PRF. Quase fui preso pois achei um absurdo e queria passar de todo jeito. Mas depois em casa até dei razão, era um feriado e o movimento estava acima do normal, por conta das compras no Paraguai. Já imaginou cair aí com bike e tudo rsss
 

2 comentários:

  1. Ola primeiro quero parabenizar as fotos que postol no Blog fiquei emocionada e com muitas Saudades deste tempo.Em 1994 a 95 participei de algumas competições de MTB em Londrina em Outras cidades me lembro que usava esta camisa da GT e uma bike GT Avalanche e nesta época o Grupo era da Loja Bike Center em Londrina.Não sei se voce seria da mesma época mas parabens pelo Blog aqui fica uma Abraço da ex-ciclista de MTB Japa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carla, participei de três competições em Londrina, nos idos de 93 - 94, no lago Igapó e outras próximas ao Catuaí...bons tempos....muito obrigado pelo comentário. Abraços!

      Excluir